// Gih // On-quarta-feira, 25 de março de 2020



Olá!

Estou atualizando graças a quarentena!

Então vamos movimentar esse blog, porque já faz quase um mês sem posts

Bom, nos últimos dias estive revisitando alguns animes antigos e me deparei com Zatch  Bell, conhecido no Japão como Konjiki no Gash!! (金色のガッシュ!!)

 
Aliás, você conhece ou se lembra desse anime?

Chegou a passar na extinta TV Globinho (Rede Globo) e no Cartoon Network

É um shounen com direito a muita porrada, mas com uma história profunda e que você acaba se apegando aos personagens

A cada 1000 anos, ocorre uma batalha para decidir o próximo Rei do Mundo dos Demônios. Para isso, 100 demônios são enviados ao mundo dos humanos com um livro de feitiços. No mundo dos demônios eles são livres para usar seus feitiços, mas no mundo humano não. O demônio deve formar uma parceria com um ser humano, que se torna o guardião do livro e pode ler os feitiços. Assim, os demônios são capazes de utilizarem seus feitiços nas batalhas. A regra é simples: eles devem batalhar e queimar o livro do adversário. O último demônio que restar se tornará o próximo Rei.

Zatch (ou Gash em japonês) é o personagem principal e começa a batalha em desvantagem, pois perde a sua memória. Ele é encontrado na floresta pelo pai de Kiyo. Como agradecimento, ele insiste em retribuir de alguma forma. Então, o pai de Kiyo envia Zatch para o filho, para que o ajude já que estava enfrentando dificuldades na escola (bullying). Os colegas acabaram se afastando dele, pois era muito inteligente. Por conta disso, Kiyo vive brigando com a mãe, pois não quer mais ir para a escola. O pai de Kiyo também pede para o filho tentar decifrar o livro vermelho que Zatch carrega, pois é única pista sobre o seu passado.

Assim tem início as aventuras de Zatch e Kiyo!

  
ALERTA DE SPOILER DAQUI PRA FRENTE, OK???

Na época de lançamento aqui no Brasil, confesso que não acompanhei o anime. Diferente dos dias de hoje, antigamente você assistia apenas episódios aleatórios e eu acabei enjoando.

Além disso, teve MUITA CENSURA nesse anime!

Por exemplo, é uma história de demônios, mas eles dublaram como mamodo. Lembrando que a palavra demônio em japonês é 魔物 (mamono). Eles pensaram que substituir o “n” por “d” ia disfarçar.

Outra coisa engraçada é que no primeiro episódio, Zatch aparece pelado na janela do Kiyo.
Mas a censura não perdoa e coloca uma cueca muito mal feita na versão brasileira!

Em outro episódio dedicado a Brago e Sherry, eles encontram um avô e seu neto enfrentando um urso selvagem. Brago salva aquelas pessoas do urso e pergunta porque estavam naquela situação perigosa. Na versão japonesa, o avô do menino explica que queria se vingar do urso que matou os pais de seu neto. Mas na versão brasileira, que foi censurada por aqui, ele explica que queria se vingar, porque o urso feriu os pais de seu neto e que eles estavam no hospital.

Lembro que a Panini recebeu diversos pedidos para lançar o mangá de Zatch Bell, mas isso nunca veio a se concretizar!

Mas eu tive que dar uma chance para o anime depois de conhecer os personagens Sherry e Brago, que são os melhores na minha opinião.

Resolvi fazer esse post para homenagear estes personagens tão queridos.

Segue a histíria de Sherry e Brago que tanto me marcou até os dias de hoje!!!


Sherry Belmont (シェリー・ベルモンド) é a herdeira de uma família muito rica da França que sofreu muito com abusos psicológicos na infância por parte de sua mãe. Ela sofria constantemente com a pressão para se tornar a filha “perfeita” e dedicava horas ao balé, aulas de piano e matérias escolares. Nunca o que fazia era suficiente. Um dia, a mãe perde o controle e grita com ela, se questionando como ela deu à luz a uma filha inútil como a Sherry. Por conta disso, Sherry tenta se suicidar, mas é salva por Koko (ココ), uma garotinha gentil que vê esperança no futuro. Ela diz a Sherry que todo túnel tem uma saída, e por mais que esteja escuro agora, ela deve continuar caminhando até encontrar a luz. A luz que representa a verdadeira felicidade. Por isso ela não podia desistir. 

Assim, as duas se tornam melhores amigas e crescem juntas. Como retribuição, Sherry passou a proteger Koko que também sofreu bullying por ser muito pobre. Um exemplo disso, é quando Sherry afugenta uns moleques que estavam empurrando Koko na rua, alegando que ela tinha roubado umas frutas na quitanda.

Mesmo com todas as dificuldades, Koko é aprovada na faculdade e estava prestes a realizar o seu sonho. Sherry fica sabendo da notícia e vai encontrar a amiga para dar os parabéns. Mas quando chega no local, as casas estão pegando fogo. Sherry corre desesperada para encontrar Koko. No meio das chamas ela vê a amiga acompanhada do demônio Zofis (ゾフィス). Aquela já não era a sua amiga, era uma versão maligna criada pelo demônio. Quando Zofiz lança um feitiço em Sherry, Brago (ブラゴ) a protege e pede para que ela leia o seu livro.

Por conta disso, Sherry decide encarar a batalha junto de Brago para salvar Koko, nem que isso custe a sua vida. 

Ela chegou a vir para o Brasil perseguir outro guardião de livro! Esse episódio foi show, pois Brago comeu um jacaré e ainda teve que carregar Sherry que desmaia ao final da luta. Se um episódio desse fosse transmitido hoje, teríamos muitos fãs shippando os dois >3<

 
Com muita garra, Sherry consegue encontrar Koko e Zofis. Foi uma batalha muito apelona e que durou longos episódios... Para se ter ideia, Brago apenas conseguiu queimar o livro de Zofis no episodio 88...

Obviamente, essa dupla passou muitas dificuldades, pois Zofis planejou ferir os sentimentos de Sherry. Como os feitiços são invocados pela força do coração, a única maneira de derrotar Brago seria se ele não conseguisse utilizar os feitiços.

Então, Koko mostra um colar dizendo que roubou da família de Sherry na festa de seu aniversário, porque a odiava. Sherry fica muito abalada com isso, porque o ladrão nunca foi pego. Então, ela começa a duvidar da amiga e os feitiços de Brago vão ficando cada vez mais fracos, até que ela não consegue mais lançar nenhum feitiço, pois seu coração está cheio de inseguranças.


Enquanto ela sofre com as palavras de Koko, Brago apanha muito e Sherry chega a implorar a Zofis que queime o seu livro na tentativa de salvá-lo.

Brago sofre muitos ferimentos para proteger Sherry e seu livro, e acaba ficando beeeem p* da vida. Ele dá um soco na menina e pergunta a ela se tudo o que ela acreditava era algo tão frágil para ser esmigalhado com apenas algumas palavras.  


Sherry grita que quer acreditar na amiga, mas como ela poderia provar que aquilo que foi dito era mentira. Afinal, ela foi culpada pelo furto na época e sofreu muito com isso. Os pais pensaram que era uma travessura dela.

De repente, o anel de Sherry quebra.

Nesse momento, Sherry se lembra do presente de aniversário que Koko deu para ela. Dois anéis. Um de sol e outro de lua. Koko explica que quando estamos sofrendo, é por causa dessas coisas ruins que não podem ser vistas que estão pregando travessuras em nós. Então, quando estiver sofrendo ou precisar de ajuda, você os põe.

Então Sherry percebe que a amiga não estava mostrando o colar, e sim os brincos de sol e lua, como forma de pedir ajuda a Sherry. Então, ela escuta a verdadeira voz de Koko, que pede para salvá-la de Zofis.

Então o livro de Brago volta a brilhar e Sherry consegue lançar os feitiços. Determinada, Sherry enfrenta Zofis de igual pra igual e consegue vencer a luta.

Você está achando que terminou? Quem dera terminasse assim, né. Mas Zofis diz que deixará Koko com as memórias de guardiã de seu livro de feitiços. Ameaça dizendo que Koko sofrerá eternamente com as maldades que fez junto do demônio e que isso servirá como vingança. Sherry entra em desespero profundo! Ela tinha pedido para Zatch, Kiyo e os outros não interferirem, para que ela pudesse queimar o livro de Zofis apenas depois que as memórias de Koko fossem apagadas. Sherry implora para Zofis apagar as memórias de Koko e o demônio se recusa. É aí que Brago mais uma vez salva a Sherry!

Ele pergunta se Zofis tinha fugido. Confuso, Zofis não entende a pergunta. Brago explica que quando encontrou a Sherry pela primeira vez, Zofis lançou um feitiço nela e ele entrou no meio para protege-la. O problema estava aí, pois Zofis fingiu não ter percebido Brago. Ele diz que Zofis fez isso pois estava com medo dele. Também disse que demorou muito para encontrar Zofis, porque ele colocou um exército inútil para atrasar Brago. Então ele afirma que Zofis estava desesperadamente com medo dele. Então Zofiz, tremu-lo, pergunta: O que você quer dizer com isso? Então, Brago devolve com uma ameaça maior ainda: “Mesmo após voltar ao mundo dos demônios, você vai viver uma vida onde terá que continuar fugindo de mim?”. Apavorado, Zofis pede desculpas a Sherry e promete apagar as memórias de Koko.

Sherry desaba em lágrimas! Finalmente ela salvou a amiga! E tudo graças a Brago!
Depois de confirmar que Koko tinha se esquecido de tudo, ela queima o livro e Zofis volta ao mundo dos demônios.

No hospital, Koko emociona Sherry, pois mesmo não se lembrando de nada, seu coração dizia que a amiga a tinha salvado. Ela agradece e as duas se abraçam. O laço da amizade nunca poderia ser quebrado.

Com lágrimas no rosto, Sherry vai embora e se encontra com Brago do lado de fora do hospital. Ela se lembra de tudo o que ele fez por ela. De sua mudança de comportamento. De como ele a ajudou a salvar a Koko. Então ela grita dizendo que o fará Rei, mesmo que isso custe a sua vida. O demônio apenas diz que era o que ele pretendia desde o início, e vemos o amadurecimento de dois personagens que agora são ainda mais unidos e muito mais fortes. 


Se você gostou, assista a esse anime tão nostálgico!

Você vai amar!

Vejo vocês no próximo post o/

Gih <3

 








Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments